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Cockpit de monitoramento

Um cockpit bem construído é crucial para monitorar riscos e a performance de processos anti fraude porque centraliza informações, oferece uma visão holística, facilita a tomada de decisões informadas e permite o monitoramento contínuo. Ele também melhora a eficiência operacional, promove transparência, ajuda a acompanhar tendências, aumenta a responsividade, gera relatórios detalhados e assegura a conformidade regulamentar. Essas funções garantem que a empresa possa detectar fraudes rapidamente e agir de forma proativa para minimizar danos.

Elencamos 10 exemplos de Indicadores de uma Área de Prevenção a Fraudes


1. Taxa de Detecção de Fraudes

Percentual de fraudes identificadas em relação ao total de transações monitoradas. Este indicador mede a eficácia dos sistemas de detecção, garantindo que fraudes sejam identificadas prontamente.


2. Tempo de Resposta

Tempo médio necessário para investigar e resolver atividades suspeitas. Indica a eficiência na resposta a fraudes, permitindo ações rápidas para minimizar danos.


3. Taxa de Falsos Positivos

Percentual de alertas de fraude que são considerados legítimos após investigação. Um indicador alto pode sugerir a necessidade de ajustes nos critérios de detecção, reduzindo interrupções desnecessárias.


4. Custo de Prevenção de Fraudes

Total de recursos investidos em medidas de prevenção e detecção. Ajuda a avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) das iniciativas de prevenção a fraudes.


5. Perdas Evitadas por Prevenção de Fraudes

Valor estimado das perdas evitadas graças à prevenção de fraudes. Mostra o impacto positivo das medidas de prevenção na proteção do patrimônio da empresa.


6. Taxa de Recuperação de Perdas

Percentual do valor recuperado após a detecção de uma fraude. Mede a eficácia da recuperação financeira após uma fraude ser detectada.


7. Taxa de Conversão do Checkout

Percentual de clientes que completam o processo de compra. Indica a eficácia do checkout e pode ajudar a identificar possíveis barreiras ou fraudes que impeçam a conclusão das compras.


8. Taxa de Conversão do Cadastro de Clientes

Percentual de visitantes que completam o cadastro de clientes. Mede a eficácia do cadastro e pode ajudar a identificar fraudes ou problemas que dificultem a criação de contas legítimas.


9. Taxa de Cobertura

Percentual de processos e procedimentos de prevenção a fraudes que estão ativos e em conformidade com as necessidades de segurança da empresa. Este indicador avalia o quanto os processos de prevenção estão cobrindo eficazmente todas as áreas necessárias.


10. Net Promoter Score (NPS)

Medida da satisfação e lealdade dos clientes. Indica a confiança dos clientes, possivelmente relacionada a fraudes ou percepções de segurança.


Esses são exemplos de indicadores para monitorar a eficácia das medidas de prevenção a fraudes, ainda existem diversos outros, de acordo com necessidade do modelo de negócios. Se precisar de mais informações ou ajuda para implementar esses KPIs, estamos à disposição para ajudar!

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